
Comunicação institucional
Duração:
4 semestres
Certificação:
Tecnólogo
Modalidade:
100% EAD
O curso superior de Tecnologia em Comunicação Institucional oferece a completa formação de comunicólogos para atuarem de forma estratégica na gestão de relacionamentos com os públicos de interesse de organizações, de todos os portes, setores e segmentos, com foco em ações que garantem a consolidação positiva da identidade, imagem e reputação da instituição. A matriz curricular do curso alia a teoria e a prática com conteúdos contemporâneos e discussão e implementação das tendências do mercado de comunicação no mundo. Para tanto, todas as disciplinas foram cuidadosamente elaboradas por mestres e doutores com ampla experiência teórica e prática em suas áreas de atuação. Dessa forma, além dos conteúdos legalmente exigidos para uma capacitação de excelência, são apresentados para os estudantes temas atuais do mercado de trabalho.
Habilidades Adquiridas
Produções de peças de comunicação audiovisual e digital, como jornais internos, periódicos externos, sites, redes sociais, blogs, podcasts, spots e vídeos para TV e Internet.
Desenvolvimento de ações em apoio ao marketing.
Produção e gestão de eventos.
Gerenciamento de Crises.
Gestão das marcas.
Gestão das lideranças e da cultura organizacional.
Elaboração de estratégias de relacionamento com a mídia e outros stakeholders.
Planejamento para fomento da Responsabilidade Social Empresarial.
Carreira e mercado de trabalho
Pelo caráter abrangente e diversificado da sua formação, o profissional formado no curso de Comunicação Institucional do FIAM-FAAM terá uma visão ampliada e estratégica do papel da comunicação nas organizações – sendo elas públicas, privadas ou do terceiro setor.
Além de poder atuar em departamentos de comunicação, em instituições de todos os portes e segmentos, também pode ingressar em uma carreira de empreendedorismo, com a gestão de seu próprio negócio como assessor ou consultor de comunicação institucional.
O egresso também será capaz de planejar, implementar, gerenciar e promover políticas e projetos de comunicação em diferentes mídias, de forma estratégica e criativa, a partir da definição dos objetivos de comunicação organizacional e da avaliação de seus resultados, considerando os diversos públicos de interesse (stakeholders).
Média salarial
no início da carreira:
R$3.000
Salário máximo
de um profissional da área:
R$7.000
Áreas de atuação
Relações Públicas;
Marketing;
ONGs ligadas à questão ambiental;
Recursos humanos das organizações;
Institutos de pesquisa;
Agências de Comunicação e Assessoria;
Empresas, Consultorias, Industrias, Comércios;
Órgãos Públicos, Institutos, Centos de pesquisa.
Matriz curricular
20 disciplinas
Matriz curricular vigente ARTE, CULTURA E ESTÉTICA LIDERANÇA, CULTURA E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL COMUNICAÇÃO TEORIAS DA COMUNICAÇÃO COMUNICAÇÃO VISUAL LINGUAGEM AUDIOVISUAL CULTURA DIGITAL DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS FUNDAMENTOS DE MARKETING PESQUISA DE OPINIÃO COMUNICAÇÃO INTEGRADA RELACIONAMENTO COM MÍDIA ANTROPOLOGIA E CULTURA BRASILEIRA GESTÃO DE STAKEHOLDERS GESTÃO DE EVENTOS PROMOÇÃO DE VENDAS E MERCHANDISING MÍDIA MARKETING DIGITAL OPTATIVA RESPONSABILIDADE SOCIAL E TERCEIRO SETOR ÉTICA NA COMUNICAÇÃO GESTÃO DE MARCAS PLANEJAMENTO DE MARKETING E COMUNICAÇÃO GESTÃO DE CRISES