
Gestão da Produção Industrial
Duração:
6 semestres
Certificação:
Tecnólogo
Modalidade:
100% EAD
O curso capacita o profissional para atuar no acompanhamento de toda a cadeia de produção industrial, melhorando a produtividade da indústria, reduzindo o custo e garantindo a qualidade dentro das empresas metalúrgicas, mecânicas, automotivas e outras. Ambientar espaços residenciais e comerciais, levando em conta a estética, o conforto, a funcionalidade e, principalmente, a necessidade e os desejos do cliente, fazem parte do escopo da profissão. Com relação ao mercado trabalho, as oportunidades têm crescido na medida que as indústrias buscam a melhoria contínua em seus sistemas. As oportunidades de emprego são encontradas nas indústrias de transformação como todo, além da construção civil, empresas de tecnologia, transporte e serviços. Os possíveis cargos que este profissional pode assumir são de: diretor, gerente, coordenador, supervisor e analista de produção.
Habilidades Adquiridas
Planejar, supervisionar e aplicar processos de produção.
Supervisionar a seleção e o tratamento das matérias-primas controlando a qualidade dos processos.
Controlar os serviços de manutenção.
Otimizar fluxos de materiais, layouts e linhas de produção.
Coordenar as equipes de trabalho, vistorias, perícias, e pareceres técnicos.
Determinar custos de produção
Aplicar normas de segurança no trabalho.
Carreira e mercado de trabalho
As vagas de emprego para o Gestor da Produção Industrial aquecem na medida que as empresas, indústrias e organizações procuram aumentar a otimização de seus sistemas industriais, impactando positivamente na redução dos custos. O Tecnólogo em Gestão da Produção encontra boas oportunidades em indústrias do segmento metal-mecânico, do petróleo, automotivas e do agronegócio. O profissional desta área é um especialista em processos de fabricação que abrangem todas as etapas do processo produtivo, de sistemas automatizados e softwares usados em atividades financeiras, de vendas e controle de estoques. Ele garante a qualidade e produtividade dos processos industriais, identifica oportunidades de negócios, planeja e administra a logística industrial, entre outras atividades.
Média salarial
no início da carreira:
R$1.100
Salário máximo
de um profissional da área:
R$28.350
Áreas de atuação
Indústrias de todos os segmentos;
Polos industriais;
ONGs ligadas à questão ambiental;
Agronegócio;
Empresas metalúrgicas e mecânicas;
Automotivas;
Matriz curricular
26 disciplinas
Matriz curricular vigente a partir de 2023.1 DESENHO TÉCNICO E COMPUTACIONAL ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO GESTÃO DA LOGÍSTICA INTEGRADA COMUNICAÇÃO METROLOGIA ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE APLICADA ATIVIDADES EXTENSIONISTAS – MÓDULO PREPARATÓRIO CÁLCULO APLICADO – UMA VARIÁVEL LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA E FÍSICA PESQUISA OPERACIONAL QUÍMICA GERAL E CIÊNCIA DOS MATERIAIS ENGENHARIA DE MÉTODOS GESTÃO DAS ORGANIZAÇÕES PROJETOS DE ENGENHARIA MÉTODOS DE PREÇO, CUSTOS E CUSTEIO LEGISLAÇÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS GESTÃO DA PRODUÇÃO ATIVIDADES EXTENSIONISTAS – MÓDULO AVANÇADO APLICADO EM ENGENHARIAS ESTATÍSTICA APLICADA AO DATA SCIENCE ENGENHARIA DE MANUTENÇÃO E CONFIABILIDADE GESTÃO DA QUALIDADE MODELAGEM E SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL GESTÃO DE PROJETOS PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA ATIVIDADES EXTENSIONISTAS – VIVÊNCIA APLICADA EM ENGENHARIAS I SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO DESENVOLVIMENTO HUMANO E SOCIAL ERGONOMIA DO TRABALHO ENGENHARIA DA QUALIDADE PROCESSOS DE FABRICAÇÃO GESTÃO DE OPERAÇÕES ATIVIDADES EXTENSIONISTAS – VIVÊNCIA APLICADA EM ENGENHARIAS II ENGENHARIA DE PRODUTO OPTATIVA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS SISTEMAS AUTOMATIZADOS NA INDÚSTRIA 4.0 PRÁTICAS INDUSTRIAIS ATIVIDADES COMPLEMENTARES GESTÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ATIVIDADES EXTENSIONISTAS – VIVÊNCIA APLICADA EM ENGENHARIAS III CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSOS